Publicado por: Lucas Borges | 23/02/2010

Sobre: Windows Vista

Windows Vista LogoMicrosoft Windows Vista é uma linha de sistemas operacionais desenvolvido pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptopsTablet PCs e computadores Media Centers. Antes do seu anúncio em 22 de julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn. Seu desenvolvimento foi concluído em  8 de novembro de 2006; ao longo dos três meses que seguintes, foi lançado em etapas para fabricantes de computadores, de hardware e softwares, clientes comerciais e lojas de varejo. Foi lançado mundialmente no dia 31 de Janeiro de 2007, e foi disponibilizado para compra e download a partir do site da Microsoft. O lançamento do Windows Vista veio mais de cinco anos depois da introdução do seu predecessor, o Windows XP, sendo o período mais longo entre lançamentos consecutivos de versões do Microsoft Windows.

Principais mudanças no sistema

O Vista trouxe com ele suporte a novas tecnologias e também novas ferramentas visuais e de programação. As principais novidades em relação às versões anteriores do Windows são:

Windows Aero

A tecnologia Windows Aero é utilizada para gerar efeitos visuais, como sombras e esmaecimentos e transparências no ambiente de trabalho do Windows Vista. É similar a alguns efeitos gerados pelos softwaresCompizBeryl para X.Org (GNU/LinuxBSD e outros Unix), e também do ambiente Aqua para Mac OS X. Inclusive, os softwares Compiz e Beryl também podem ser configurados, por meio de plugins, para se comportarem de modo similar ao Aero.

Existem requisitos necessários o funcionamento do visual Aero:

1GB de Memória RAM e Placa de vídeo (GPU) compatível com o DirectX 9.0 ou superior com tecnologia Pixel Shader 2.0 ou superior.

Se o computador não possuir uma Placa de vídeo (GPU) compatível com estes requerimentos, o Windows Vista irá apresentar o visual convencional sem os efeitos proporcionados pelo Aero.

Readyboost

É possível utilizar dispositivos de memória flash como pendrives, MP3 Players, cartões de memória e afins como uma cache de disco para o PC. Para que isto seja viável, é necessário que o dispositivo de armazenamento atinja certos requisitos mínimos de velocidade de acesso, assim oferecendo certa vantagem em comparação com o tempo usual de leitura dos disco rígidos comuns.

Microsoft .NET Framework 3.0

O .NET Framework 3.0 (ex-WinFX) é o nome dado para o conjunto de tecnologias de programação desenvolvidas para o Windows Vista, uma nova versão do modelo .NET.

Windows Presentation Foundation

É uma tecnologia que visa unificar a maneira como os documentos, imagens e gráficos são tratados pelas aplicações. Ela incorpora recursos como 3D, reconhecimento de voz, e animações com aceleração por hardware. Juntamente com esta tecnologia, a Microsoft introduzirá uma linguagem de programação para interfaces gráficas baseada em XML, nomeada XAML.

O Windows Apresentação Foundation (ou WPF), anteriormente sob o nome de código Avalon, é um subsistema em gráfica. NET Framework 3.0 (anteriormente chamada WinFX) [1], e está diretamente relacionado ao XAML. [2] WPF está incluído com o Windows Vista e Windows Server 2008, e também está disponível para Windows XP Service Pack 2 ou mais avançado, e Windows Server 2003. Ele foi projetado para oferecer um modelo para a construção de aplicações e uma separação entre a interface do usuário e da lógica comercial (necessita ainda de uma avaliação mais profunda por parte dos usuários-alvo, para definir uma real qualidade, porém os resultados atuais mostram-se promissores). A WPF pedido pode ser implantado na área de trabalho ou hospedados em um navegador web. A função pretendida pela Microsoft visa unificar uma série de serviços de aplicação: interface de utilizador, desenho 2D e 3D, fixas e adaptativas documentos, avançado tipografia, gráficos vetoriais, raster gráficos, animação, dados vinculativo, áudio e vídeo. Embora winforms continuarão a ser largamente utilizada, e a Microsoft criou apenas algumas aplicações WPF, a empresa promove WPF para a linha de aplicativos corporativos. [3]

Microsoft Silverlight baseado na web é um subconjunto de WPF que permite Flash-como web e aplicações móveis com a mesma programação como modelo. NET aplicações. 3D recursos não são suportados, mas XPS e à base de desenho vetorial estão incluídos.

Barra Lateral do Windows

Contém atalhos e utilidades, como relógio, leitor de RSS e visualizador de imagens, entre outros itens. É customizável com “gadgets” (os ítens do Sidebar) que podem ser carregados da internet.

Internet Explorer 7

A nova versão do famoso browser da Microsoft, suas funcionalidades são o suporte a abas (várias páginas na mesma instância do browser, algo já existente há muito tempo em outros navegadores para Web, como o Google Chrome, o Opera, o Firefox (sendo este o que oferece mais recursos) e o Netscape); visualização simultânea de páginas através de miniaturas e segurança com melhorias de seus predecessores.

Windows Media Player 11

Nova versão do tocador de media, que trará suporte nativo a vídeos de alta definição, uma forma diferente de busca de músicas na Biblioteca de Multimídia, entre outras mudanças. Já foi lançada a versão final deste produto. É o sucessor do Windows Media Player 10.

Windows SideShow

Interface entre o PC e um dispositivo, através do qual se poderá fazer um acesso remoto a conteúdos armazenados no computador.

Índice de experiência do Windows

Um recurso que qualifica certos periféricos do computador com pontuações que vão de 1.0 até 5.9. É interessante para verificar em uma média de pontos a potência, a velocidade e qualidade destes dispositivos. São relacionadas pontuações sobre o Processador, Memória RAM, Placa de vídeo (GPU) e Disco rígido.

User Mode Driver

Instalação e utilização de drivers em modo de usuário, especialmente dedicado a periféricos de memória USB.

WDDM (Windows Display Drivers Model)

Modelo de drivers gráficos para suportar as mudanças na interface do Vista, bem como o efeito Aero Glass. Baseia-se em processamento paralelo na GPU. O WDDM é um modelo sucessor ao XPDM.

JPEG XR

Novo sistema de foto para substituir o formato JPEG, com melhor qualidade de imagem e compressão.

Windows Media Center

Windows Media Center, em português: Central de mídia do Windows. Já esteve presente em uma das versões do Windows XP chamada Windows XP Media Center Edition e agora presente nas versões Home Premium e Ultimate do Windows Vista. Como o próprio nome diz, é uma aplicação que reúne diversos tipos de mídia executáveis em um Computador em um só lugar. Na mesma aplicação é possível assistir à TV em tempo real (sintonizador ou placa de captura é requerido), assistir aos filmes em DVD, ouvir as músicas em MP3 – WMA e outros formatos, assistir aos vídeos e clipes armazenados no disco rígido (como clipes em WMVAVIDivX entre outros), realizar um Slideshow com fotos e imagens e ainda consultar mídia on-line. É possível controlar tudo por um controle remoto vendido pela Microsoft.

Atualizações

Windows Vista tem um aplicativo chamado “Anytime Upgrade”, que permite atualizar de edições Home do Windows à Ultimate pagando uma taxa de actualização via Internet; uma página com comparativos é exibida.

As atualizações do sistema também estão mais fáceis e ágeis graças ao novo painel de actualizações do Windows Update que agora é independente do browser. Ou seja, não é mais acessado via website como acontecia nas versões anteriores ao Windows Vista.

Jogos

Pela primeira vez em quatorze anos, os jogos que acompanham o Windows desde a versão 3.1 como o Paciência (Solitaire)Campo Minado (Minesweeper)Copas (Hearts) e desde a versão 95 que traz o Free Cellsofreram mudanças notáveis. Os mesmos jogos que habitaram todas as versões anteriores ao Windows Vista (somente até a 3.1) agora possuem efeitos gráficos e sons.

O Paciência (Solitaire) possui as diferenças mais notáveis: Agora é possível trocar o fundo da tela (ecrã), existem quatro tipos de baralhos (e não os versos deles que até então eram as únicas coisas que poderiam ser trocadas no Paciência), o jogo explica movimentos inválidos com uma janela de ajuda e ao pressionar o botão H do teclado o jogo lhe dá uma dica de movimento para que possa continuar suas jogadas.

DirectX 10

Uma nova versão da coleção de APIs para o desempenho gráfico e sonoro das aplicações e jogos que os fazem uso. Já estão sendo comercializadas novas Placas de vídeo (GPUs) com a tecnologia DirectX 10.

Novas Caixas Oficiais

As caixas do Windows Vista serão separadas pelas cores:

  • Azul claro para o Windows Vista Starter Edition
  • Verde claro para o Windows Vista Home Basic
  • Verde escuro para Windows Vista Home Premium
  • Azul para Windows Vista Business
  • Preto para o Windows Vista Ultimate

Ícones do Aero Glass

O Windows Vista possui novos ícones com diversos efeitos visuais, entre eles o visual Glass característico desta versão do sistema operacional.

Bloqueio de cópias não autorizadas

Segundo a Microsoft, esta versão do Windows vem com uma tecnologia de bloqueio que evita o funcionamento de cópias não autorizadas. Esta tecnologia limita o uso da plataforma restringindo as suas funcionalidades caso o usuário não ative o sistema em um prazo de 30 dias, mas já existem cracks disponíveis na Internet que conseguem quebrá-lo.

Existia no Windows XP um sistema parecido, denominado WPA (Windows Product Activation, em português: Ativação do Produto Windows), que avisa quando o usuário estava usando uma cópia não autorizada do sistema, mas que também já foi inteiramente quebrado por crackers.

Requisitos

De acordo com a Microsoft, computadores que podem executar Windows Vista eram classificados com “Vista Capable” e “Vista Premium Ready”. Um Vista Capable ou PC equivalente precisa ter no mínimo um processador de 800 MHz, 512 MB de RAM e uma placa gráfica de classe DirectX 9, e não será capaz de suportar os gráficos “high end” do Vista, incluindo a interface do usuário Aero. Um computador Vista Premium Ready terá vantagem da função “high end” do Vista mas precisará no mínimo um processador de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, e uma placa gráfica Aero-compatível com no mínimo 128 de memória gráfica e suportando o novo Windows Display Driver Model. A companhia também oferece uma beta do Windows Vista Upgrade Advisor através do seu site Web para determinar a capacidade de um PC para executar o Vista em seus vários modos. O utilitário é somente executável no Windows XP. Mas percebe-se que a maioria dos PC’s actuais atendem as necessidades do novo Windows. Atualmente, chama-se Designed For Windows Vista (Versão)

Minimo Recomendado
Processador 800 MHz 2 GHz
Memória 512 MB RAM GB RAM
GPU DirectX 9 capaz GPU capaz DirectX 9 com Hardware Pixel Shader v2.0 e suporte Driver WDDM
Memória do GPU 64 MB RAM 128MB de RAM ou 256MB para maiores resoluções
Capacidade do HDD 20GB 80GB
Espaço livre do HDD 15GB 28GB (Para SP1)
Tipo de HDD Normal Normal, mas memória flash/disco rígido Híbrido recomendado
Outros drives DVD-ROM DVD-ROM

FONTE: Wikipédia


Categorias

%d bloggers like this: