Publicado por: Lucas Borges | 23/02/2010

Definição: Windows

Windows LogoMicrosoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill GatesPaul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS.

O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.

O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.

Significado do nome

A palavra windows em português significa janelas. A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP previamente desenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dosutilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.

O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês (“windows” é equivalente a “window”, que significa janela, porém no plural).

Principais versões

Windows 1.0x
Windows 2.xx
Windows 3.xx
Windows NT
Windows 95
Windows 98
Windows 98 SE
Windows Neptune
Windows 2000
Windows ME
Windows XP
Windows Server 2003
Windows Vista
Windows Server 2008
Windows 7
Windows CE
FONTE: Wikipédia

Categorias

%d bloggers like this: