Publicado por: Lucas Borges | 23/02/2010

Definição: Internet

Internet

Visualização gráfica de várias rotas em uma porção da Internet mostrando a escalabilidade da rede

Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações daWorld Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantâneacompartilhamento de arquivos.

De acordo com a Internet World Stats, 1,73 bilhões de pessoas tinham acesso à Internet em setembro de 2009, o que representa 25,6% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na America LatinaCaribe, quase 175 milhões de pessoas tinham o acesso à Internet, sendo que 67,5 milhões são brasileiros.

Nomenclatura

A palavra Internet é tradicionalmente escrita com a primeira letra maiúscula, como um nome próprio. Internet SocietyInternet Engineering Task ForceICANNWorld Wide Web Consortium e várias outras organizações relacionadas usam essa convenção em suas publicações. Da mesma forma, vários jornais, revistas e periódicos usam o mesmo termo, incluindo The New York TimesAssociated PressTime.

Outras organizações alegam que a primeira letra deve estar em minúsculo (internet), e que o artigo a internet” é suficiente para distinguir entre uma internet”, usada em outras instâncias. Publicações que usam essa forma estão ausentes no meio acadêmico, mas presentes em médias como The EconomistThe Guardian.

Internetinternet possuem significados diferentes. Enquanto internet significa um conjunto de redes de computadores interligadas, a Internet se refere à internet global e pública, disponibilizada pelo Protocolo de Internet. Dessa forma, existem inúmeras internets espalhadas por redes particulares, seja interligando empresas, universidades ou residências. Entretanto, existe somente uma rede única e global, o conjunto de todas as redes, a Internet.

Gráfico de Sites

Artigo Completo

FONTE: Wikipédia

About these ads

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: